BODIVA SEMEIA MERCADO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) está a estudar a criação de um mercado de mercadorias para transaccionar produtos agrícolas e ajudar a financiar este sector, anunciou um responsável da entidade.

Segundo Nivaldo Matias, director do departamento de desenvolvimento de mercados da Bodiva, que falava hoje num encontro com jornalistas, a Bodiva quer ser um parceiro estratégico no sistema financeiro angolano e estar ao serviço da economia. Está por isso a avaliar novos mercados que possam ajudar a solucionar alguns problemas, nomeadamente riscos cambiais.

Já em 2024, pretende lançar um mercado cambial que está a ser preparado com outros intervenientes como o Banco Nacional de Angola (BNA) e a banca comercial “para mitigar o risco cambial” e dar mais “tranquilidade aos contribuintes angolanos e investidores estrangeiros”, introduzindo instrumentos que possam proteger os seus interesses.

Na mesma perspectiva, a Bodiva está a estudar a criação de um mercado de mercadorias “para transaccionar na nossa praça financeira produtos agrícolas produzidos no nosso país”, salientou.

Nivaldo Martins considerou que este é um mercado essencial para Angola e que pode atingir grandes volumes de negociação.

Os responsáveis da Bodiva estão a recolher experiências de outros países onde já existem bolsas do género, como a Etiópia e criaram já um grupo de trabalho para preparar o projecto.

Raul Dinis, director do departamento de Negociação, adiantou que entre os produtos que poderão ser incluídos numa fase inicial estão o sal, o trigo e o milho, cujo preço será definido pela oferta e procura do mercado.

Em, 2024, deverão decorrer os estudos, levantamento e preparação do projecto que, idealmente, será lançado em 2025, indicou.

Os produtos agrícolas não são mas deveriam ser a base do desenvolvimento económico de Angola, desde logo porque são mercadorias indispensáveis para a sobrevivência humana. Por serem tão importantes em países desenvolvidos ou em vias disso (o que não é o caso angolano), são negociados como activos financeiros, embora cada unidade de medida se refira a bens físicos. Ou seja, por exemplo, quando alguém compra ou vende unidades de milho, não está negociando o produto em si, mas o valor de mercado.

A tradução literal de “commodity” é mercadoria. Sendo assim, as “commodities” agrícolas são aqueles artigos primários e homogéneos que resultam da agricultura. No entanto, nem todos os produtos agrícolas têm essa designação.

Para considerar um produto como uma “commodity”, ele deve ser negociado na bolsas de valores e mercadorias em todo o mundo através da compra e venda e, para atingir esse objectivo, o produto deve ter um alto valor comercial e/ou estratégico.

Como exemplo, veja-se o caso da soja. É cultivada e vendida como grão, sendo assim, um produto homogéneo, que possui alto valor no mercado internacional e que passou a ter relevância estratégica nos países em que constitui um dos principais produtos exportados pelo país e, dessa forma, é um dos principais responsáveis por alavancar a economia.

Outra característica das “commodities” é de terem o seu preço definido pelo mercado internacional. Ou seja, é a bolsa de valores que determina o quanto valem as “commodities”, baseando-se na oferta e procura das acções destes produtos homogéneos. Quanto maior é a oferta de acções das “commodities”, menor é o seu preço, ou mesmo inversamente, quanto maior é a procura por essas acções, maior é o seu preço.

Além disso, as “commodities” agrícolas apresentam uma outra característica fundamental. A partir delas, podem ser fabricados diversos outros produtos. É o caso da soja, milho, trigo e algodão. Já outras são tão largamente consumidas que, até mesmo tendo bens substitutos, os seus mercados continuam gigantescos, como é o caso do café.

Quanto à Bodiva, ela visa promover o desenvolvimento do mercado regulamentado de valores mobiliários e derivados – e, desse modo, contribuir decisivamente para o financiamento sustentado da economia de Angola.

Visa disponibilizar, gerir e coordenar as infra-estruturas físicas, tecnológicas e institucionais do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados – Membros do Mercado, Contraparte Central e Central de Valores Mobiliários – necessárias, para que a negociação e a liquidação das transacções com valores mobiliários decorram sem falhas e com custos internacionalmente competitivos.

Promove a sã concorrência no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados pela divulgação clara, rigorosa e tempestiva da informação indispensável para a tomada de decisões financeiras e pela elevação dos padrões de conhecimento que orientem a resposta às seguintes perguntas: Porquê investir? Como investir?

Gerir os negócios com espírito empresarial de criação de valor por duas vias: a convergência de interesses entre emitentes e investidores; e a competitividade no contexto das economias subsaarianas.

A Bodiva garante, estatutariamente, que trabalha com profissionalismo e dedicação, através duma equipa com um elevado grau de envolvimento, responsabilidade e respeito pela diversidade.

A BODIVA coloca, eu deveria colocar, à disposição da economia angolana mercados juridicamente seguros onde, as entidades que procuram financiar as suas actividades (os emitentes) e aqueles que pretendem rentabilizar os seus capitais (os investidores), poderão negociar com equidade, confiantes que não serão discriminados ou preteridos no acesso à informação, nem no acesso às oportunidades de negociação que surjam.

A BODIVA assegura, ou deveria assegurar, a todos os intervenientes, uma conectividade transparente no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados, por oposição à negociação fora dos mercados regulamentados.

Entretanto, o seu emblemático projecto de Bolsa Social surgiu numa óptica completamente inovadora, assentando-se na ideia de investimentos em projectos económicos cujo retorno é medido pelo impacto na qualidade de vida das comunidades.

Por esta razão, os projectos financiados por via da Bolsa Social visam simultaneamente aumentar a renda das famílias e dirimir as dificuldades das comunidades, gerando um novo tipo de lucro, o lucro social.

Este projecto tem como principais objectivos:
– Consolidar o papel da BODIVA como referência de sustentabilidade social;
– Fomentar o empreendedorismo nas comunidades de forma a possibilitar a criação de um ambiente próspero;
– Disseminar uma nova filosofia de apoio social, focado na prosperidade e independência financeira dos beneficiários;
– Introduzir a figura de investidor social na agenda do no Mercado de Capitais Angolano;
– Combater a pobreza, criando oportunidades de negócios e ajudando no crescimento mais acelerado da actividade económica das comunidades.

A alocação dos recursos associados ao projecto de Bolsa Social, serão, ou deveriam ser, efectuados de forma directa ou por via de leilão dependendo das especificações de cada projecto.

Artigos Relacionados

Leave a Comment